Os melhores artistas da década passada.

Já que eu falei a semana toda sobre a década passada, vou fechá-la com um resumo dos melhores artistas que passaram por esses dez anos. Não vou colocar nenhum ranking, pois música é questão de gosto de cada um, além de ser bem volátil, pelo menos da minha parte. Uma hora eu acho que é um, depois eu acho que o outro supera, enfim, segue os felizardos.

- Josh Homme



No post anterior eu já havia falado dele e de sua banda Queens of Stone Ages. Com sua voz, aparência e riffs de guitarras geniais, Josh Homme já se tornou uma lenda viva do Rock 'n Roll. Alguns chegaram a compará-lo com Jimmy Page pela quantidade infindável de Riffs doidos, mas perfeitos. Casado com Brody Dalle, a maravilhosa ex-distillers, Josh segue sua vida no Queens of Stone Age e, no começo do ano passado, formou uma banda,no mínimo curiosa, com Dave Grohl e Joe Paul Jones chamada Them Crooked Vultures. Vale a dica.



- Dave Grohl e Taylor Hawkins



Assim como Josh Homme, Dave também se tornou uma lenda viva do Rock. Ex-baterista da extinta Nirvana de Kurt Cobain, Dave formou a banda alguns anos depois da morte de Kurt chamada Foo Fighters e, na época, gravou seu primeiro álbum sozinho e chamou Nate Mendel (que continua na banda até hoje), o andrógeno Pat Smear(que chegou a tocar alguns shows com o ele no Nirvana), e anos após, Taylor Hawkins, que coloco como parceiro de Dave nessa colocação, pois nada seria de um sem o outro. Dave é um ótimo baterista, com levadas perfeitas e completamente originais dentro do Rock 'n Roll (podem conferir isso no clipe de No One Knows do QOSTA), e vem se tornando um músico completo com suas letras e riffs de guitarra, e não havia pessoa melhor para substituí-lo na bateria que Taylor. Esse cara além de acompanhar muito bem todas as maluquices de Dave, ele tem uma mão pesadíssima o que torna a banda bem alta em seus shows. É como dizem, quando um baterista é mediócre e a banda é boa, temos uma banda medíocre, mas se o baterista é ótimo e a banda é medíocre, temos uma banda ótima, mas se os dois são bons, temos a melhor banda do mundo. Para um bom entendedor essas palavras já bastam.




- Julian Casablancas



Com a entrada do ano 2000 Julian junto com o famoso baterista brasileiro que namorava a Drew Barrimore fizeram a banda mais influente e talvez a melhor banda formada na década passada. Com uma voz, já comparada a de Lou Reed, Julian escreveu todos os hits da banda e seu estilo se tornou até referencia de moda. O cara mais cool da década passada atualmente tem um projeto solo em que impressiona pela criatividade e diversidade de som.



- Rodrigo Lima (Dead Fish)



Eu sei que Rodrigo já está na estrada faz uns longos anos. Porém, foi em 2004, com o potente Zero e Um da banda Dead Fish que ele e a banda conseguiram algo inédito até então: uma banda de HardCore e protesto havia finalmente saído da independência. Já havia mais de dez anos que o Punk Rock e o HardCore não passava de bandas independentes que tocam em lugares undergrounds e sem reconhecimento da mídia maior. Mas meu reconhecimento a Rodrigo é pela suas letras que são simplesmente um soco na cara da hipocrisia e do comformismo. Conheço poucas bandas no mundo que tiveram a moral de escrever frases incômodas como "Aceite as consequências do que te faz melhor" e "Todos sabem tudo, menos se calar. Todos querem ensinar, precisam de atenção". Fiquem com uma obra-prima da banda.



- Wes Borland



O antigo guitarrista da banda Limp Bizkit não se encaixaria em outra lista melhor do que esta. Wes impressionou público e crítica quando surgiu com a banda trazendo um timbre de guitarra antes só visto algo parecido com o Tom Morello. Só que além de frases loucas de guitarras, Wes Borland realmente era um showman. Nos show ele chegava sempre com uma fantasia diferente da outra. E uma mais legal do que a outra. Fora sua performance que eu dúvido que Tom conseguiria tocar o que tocava agitando daquele jeito. Além disso, Wes Borland foi protagonista de um novo estilo que surgia na década passada, o Nu Metal. Pode ter certeza que a banda nova de metal que você escuta hoje com cabelos espetado e cheio de efeitos nas guitarras tem muita influência desse cara aí.



- Jack White




Com sua aparência de quem veio do filme CrossRoads, Jack não disfarça sua influência do Blues e do som do sul dos EUA. Mas sua genialidade está em misturar isso com um Rock 'n Roll atual, com distorções simples e ótimos riffs. Como eu já havia dito outros posts antes, um dos seus riffs simples que transformou Seven Nation Army já num clássico do Rock. Já ouvi, em programas de Tv, alguns grandes nomes da música dizendo "Por que eu não pensei nesse riff antes?". Jack já é tão respeitado pela sua criatividade e talento, que gravou com nada mais nada menos que Jimmy Page e The Edge num documentário chamado It Might Get Loud, onde trocam figurinhas e conversam sobre Rock e guitarras. Além de tudo isso, Jack é uma máquina de fazer bandas boas. Além do White Stripes, que é uma ícone para o Rock da última década, Jack formou The Racounters, rock meio folk formada com alguns integrantes da banda Greenhornes e, ano passado, formou também outro projeto chamado The Dead Weather, onde convenceu a vocalista do electro The Kills a participar desse projeto com ele. Fiquem com o clipe.



|

5 comentários:

Antony disse...

Listinha fraca hein?
Nem citar The libertines que praticamente fez o indie rock, é foda :S

augusto disse...

Eu acho a lista meio pretenciosa, mesmo refletindo uma opinião pessoal do autor, listar supostos melhores artistas da década, esquecendo nomes importantíssimos ao mesmo tempo que cita artistas medíocres (Rodrigo Lima melhor da década, WTF?) me parece um tanto incoerente. Talvez com um título mais adequado.

De qualquer forma, texto pobre.

fallengod disse...

Se o Wes Borland influenciou muitos caras de cabelo espetado, ele próprio foi influenciado por bandas de nu-metal que surgiram antes dele... Nem é tão bom assim

Anônimo disse...

Boa Lista...wes borland e josh homme pra mim são verdadeiros icones,

colocaria ainda um pessoal q apareceu no finzinho da decada, como mike shinoda (linkin park) letras inteligentes e melodias diversificadas misturando rock...hard e rap
e
M. Shadows (avenged sevenfold)..q deu uma baita revolução surgindo o metalcore

Anônimo disse...

Fraca a lista.

Postar um comentário