A década do Indie Rock

Indie Rock (Independent Rock) é uma expressão que surgiu na Inglaterra para definir as bandas independentes que surgiam, e que faziam sucesso fora do Mainstream. Até que essa linha era bem visível entre Mainstream e Indie, mas a partir do começo da década passada essa linha vem se tornado quase imperceptível graças a bandas como The Strokes, White Stripes e Artic Monkeys.

The Strokes era considerada a melhor coisa pra se ouvir na entrada do ano 2000. Como eu havia dito antes, nesse ano estava começando um Boom no movimento Hip-Hop e os EUA não dava espaço para outras coisas. Então esses playboyzinhos de Nova York se juntaram apenas para fazer algo legal para se ouvir e se tornaram uma das melhores bandas que surgiram na época. Na minha opnião, essa genialidade que havia na letra e nas músicas da banda tinha um nome: Julian Casablancas. Além do cara atrair a moças aos show bela sua simpatia, o cara realmente sabia fazer música. O álbum This is It? é o primeiro e o melhor de todos. Contendo o maior Hit da banda, Last Nite levou a banda o estrelato. Mas o álbum não era Last Nite. Era algo mais complexo e difícil de ouvir. Lembro uma vez Pitty, numa entrevista, dizendo que a banda que ela gostava e que foi mais difícil dela conseguir gostar foi os Strokes. E realmente, eu também demorei para entender os caras, mas músicas como The Modern Age e Barely Legal tem um som muito cru, mas são deliciosas de ouvir. Fiquem com os álbuns.




Álbuns (clique nos títulos para acessar o link para download):

- Is this It? (2001)

- Room on Fire (2003)

- First Impression of Earth (2006)


Vídeos :

- Last Nite



- You Only Live Once





Nessa mesma época começaram a surgir bandas geniais no mundo inteiro e que tinham a mesma proposta que os Strokes. Bandas que de muito descompromissadas, não se prendiam nem a necessidade de um baixista. Foi o caso do Yeah Yeah Yeahs, White Stripes e Black Keys. E não precisavam mesmo. Gênios da guitarra como Jack White e Dan Auerbach davam conta da parada.

Os Yeah, Yeah, Yeahs apareceu na mídia com hits como Date with The Night e Maps num garage rock misturado com Punk. A banda contava também com Karen O.. Vocalista da banda, a garota com visual andrógeno encantou todos os estilos musicais e opções sexuais. Karen com performances e roupas excêntricas deixava Lady Gaga no chinelo em qualquer apresentação da banda. Com o tempo, e dois outros álbuns no currículo, hoje, Yeah Yeah Yeahs é uma banda de grande respeito, tendo algumas ótimas turnês mundiais na sua trajetória, chegando a tocar no Brasil em 2006. Os outros álbuns lançados pela banda foram Show your Bones (2006) e It's Blitz, lançado ano passado.


-Álbuns (clique nos títulos para acessar o link para download):


- Fever to Tell (2003)

- Show your Bones (2006) (Não achei o Cd para baixar, mas achei o single Cheated Heart relativo ao álbum. Clica ae! )

- It's Blitz (2009)


- Vídeos:

- Maps:



- Date with the Night



- Head Will Row



- Turn Into




Esse é assunto para dois posts, então amanhã eu continuo, pois tem mais bandas para se falar e que realmente foram importantes para década passada. Valeu!


|

2 comentários:

Dinizão disse...

Muito bom esse álbum! Baixei, ouvi e curti!

O Blog está de parabéns! Pra quem quer conhecer coisas novas, esse é o local!

Thiago disse...

Parabéns pela matéria, conheço o Strokes e assino embaixo no que vc falou, vou ouvir Yeah, Yeah, Yeahs [que não conheço] Mas só quando chegar em casa, aqui no trabalho tem bloqueio ¬¬

Valeu!

Postar um comentário